Atormentada pelos compromissos da faculdade, a estudante de 23 anos L. K. passou em torno de 180 dias (6 meses) sem trocar suas lentes de contato descartáveis dos olhos. Além disso L. passou todo tempo sem se quer lavar suas lentes.
A lição pela falta de higiene veio quando a moça começou a sentir dores, dificuldade para enxergar, muito incômodo e só então decidiu que já passava da hora de trocar aquelas lentes. Para surpresa da jovem, ela não conseguiu tira-las e precisou ir ao hospital.
Os médicos, já horrorizados com o fato de uma pessoa conseguir ficar metade de um ano sem sequer tirar as lentes dos olhos, ficaram pasmos ao retirar a lente: Os olhos de L. tinham, literalmente, sido comidos por amebas!
Segundo o oftalmologista, pessoas que usam lentes de contato, precisam passar por uma rigorosa higiene diária, pois são um grupo de risco e podem ficar expostos a doenças oculares irreversíveis.
Com a falta da higiene necessária, L. criou o ambiente ideal para a proliferação das amebas. A falta de oxigênio proporciona a morte das células na superfície do tecido epitelial dos olhos, resultando em pequenas feridas onde micro-organismos podem facilmente se espalhar por todo olho.
L. foi diagnosticada com ceratite microbiana por Acanthamoeba que causa da intensa inflamação e ulceração da córnea.
A moça não teve sorte, com a retirada da lente infectada e imunda, ela desenvolveu cegueira irreversível. Os médicos divulgaram o caso de L., a fim de alertar os usuários de lentes a serem rigorosos com a higiene.
fonte:mundodescoberto.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário