Enquanto as lentes de contato são usadas com segurança por milhões de pessoas todos os dias, elas também implicam um risco de infecção ocular.
A infecção mais comum relacionada ao uso de lentes de contato é a ceratite, uma infecção da córnea (a cúpula transparente, redonda que cobre a íris do olho e a pupila).
Ceratite pode ter várias causas, incluindo herpes , bactérias , fungos e micróbios (como acanthamoeba-uma infecção muito difícil de tratar).
Ceratite é a complicação mais grave do uso de lentes de contato.Em casos mais graves, podem levar a cicatrização da córnea, que prejudica a visão, e pode levar à necessidade de um transplante de córnea .
Os sintomas de infecções relacionadas com lentes de contato podem incluir visão embaçada, vermelhidão incomum do olho, dor nos olhos, lacrimejamento ou secreção do olho, aumento da sensibilidade à luz ou a sensação de algo em seu olho.
É importante lembrar que algumas infecções oculares relacionadas acima com lentes de contato pode causar perda de visão grave ou até mesmo cegueira, por isso é importante consultar o seu oftalmologista o mais rápido possível para o tratamento.
Fatores que contribuem para a infecção relacionada a lente de contato são:
- O uso de lentes de contato de uso prolongado (fora das especificações do fabricante)
- Dormir com suas lentes de contato
- Fatores ambientais
- Falta de higiene, incluindo a falta de manutenção dos casos de lentes de contato ou reutilização ou reabastecimento solução para lentes de contato
O manuseamento, conservação e limpeza de suas lentes de contato são passos importantes para reduzir o risco de uma infecção ceratite.
Fonte: geteyesmart.org
#lentenet
Nenhum comentário:
Postar um comentário