A visão é um dos sentidos mais complexos. Mas você já parou para pensar como os olhos funcionam?
O processo da visão humana é bastante surpreendente.
Para entender melhor como vemos as coisas, vamos separar a estrutura do olho em partes.
Partes do olho-do exterior
Nossos olhos são órgãos, como o coração, os rins, e nossa pele (o nosso maior órgão). Anatomia do olho é incrivelmente complexa. Cada olho tem mais de dois milhões de peças de trabalho. Estes incluem estruturas externas, como:
- Suas pálpebras, que oferecem proteção para seus olhos.
- A esclera e córnea, que ajudam a cobrir e proteger o interior do olho.
- O filme lacrimal, que transporta o oxigênio para a córnea e ajuda a manter os olhos saudáveis e confortáveis.
Curiosidades: Você sabia que piscar os olhos acontece cerca de 12.000 vezes para cada um de nós em nosso dia, e que a córnea é a única estrutura do nosso corpo que não tem vasos sanguíneos? Nosso sangue fornece oxigênio para partes do nosso corpo, mas a córnea recebe diretamente do ar. Por quê? Transparência. É necessário para uma visão clara.
Agora que entendemos o que está do lado de fora de nossos olhos, vamos dar uma olhada no que está localizado dentro e responder a nossa pergunta de como vemos um objeto como o sol nascente ou nosso prato favorito.
O interior do olho
As principais estruturas internas dos olhos incluem:
- A íris, que é a parte colorida do olho.
- A pupila, a abertura circular negra no centro da íris, que deixa entrar a luz.
- O cristalino, suspenso atrás da íris, o que lhe permite focalizar objetos próximos e distantes.
- A retina, o qual é uma camada muito fina de milhões de fotorreceptores chamado "bastonetes e cones."
Ao cumprimentar a cada dia, a luz entra no olho através de sua córnea e suas pupilas. Se você está em um quarto escuro e acender luzes brilhantes, as pupilas se contraem para reduzir a quantidade de luz. O oposto acontece se você andar diante a brilhante luz do sol em uma sala escura. Suas pupilas dilatam para permitir que mais luz entre e você possa ver melhor em seu novo ambiente.
Quando a luz passa através de suas pupilas e cristalino, centra-se na retina. E aqui está a parte surpreendente, as imagens viram de cabeça para baixo na parte de trás do seu olho! Sim, você leu corretamente.
Quando a luz atinge o fundo do olho, que se desloca ao longo dos nervos em sua retina que se juntam como um pacote.Estas imagens, em seguida, viajam todo o caminho para o cérebro através de seus nervos ópticos. Como o cérebro processa esta informação, ele vira as imagens novamente, para que não vêem o mundo de cabeça para baixo. Sem que isso ocorra, nós poderíamos estar vivendo algumas vidas incrivelmente desajeitadas!
Nosso sistema de visão é eficientemente projetado de fato.
Embora este aspecto pode soar um pouco estranho, é a maneira como nosso corpo pode melhor processar a informação rapidamente. Isso levanta a questão, o que acontece quando tudo não funciona perfeitamente com seus olhos?
Problemas de visão comum
Como temos lido, a anatomia do olho é fascinante. Você vê claramente quando sua córnea, cristalino e retina estão todos trabalhando juntos corretamente. Infelizmente, este não é sempre o caso.
Tendo menos de visão perfeita é muitas vezes o resultado da genética. Se os seus pais usavam lentes corretivas em uma idade jovem, então é provável que você vai precisar delas no início de sua vida também. Aqui estão alguns problemas comuns de visão que enfrentamos.
Quando a luz que entra seus olhos se concentra na frente da retina, em vez de diretamente sobre ela, você tem miopia. Objetos à distância ficam borrados e pouco claros. Se você tem miopia, pode ser que seus olhos são maiores do que o normal. (Leia mais sobre a miopia .)
Da mesma forma, como você pode imaginar, o oposto se aplica a hipermetropia ou hipermetropia. Neste caso, a luz que entra em suas pupilas se concentra atrás da retina. Este é muitas vezes o resultado de ter uma córnea mais plana ou mais curta do que o normal do olho. (Leia mais sobre a hipermetropia .)
Outro problema de visão que todo mundo enfrenta em algum momento é a presbiopia, que ocorre quando o cristalino perde a sua capacidade de se concentrar corretamente. Objetos de perto, aparecem borradas, por isso que acontece muitas vezes de você precisar segurar um menu de restaurante mais longe do seu rosto para lê-lo uma vez que você alcança seus quarenta e poucos anos. (Saiba mais sobre a presbiopia .)
Como nós aprendemos, é preciso muitas partes do olho para a nossa visão funcionar corretamente. Mas quando as coisas dão errado, temos uma tecnologia avançada para ajudar a corrigir os problemas de visão.
Da próxima vez que você acordar de manhã, considere tomar um momento para se maravilhar com a forma como os seus olhos estão trabalhando para mostrar o novo dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário